Segundo apurou este jornal são várias queixas desde o início do ano letivo.
Os alunos aponta para vários factores, como a falta de funcionários na cantina ou horários que acabam por confluir os alunos todos ao mesmo tempo para a cantina.
Este jornal contactou os responsáveis do IPCA que começam por reconhecer alguns problemas, lamentando inclusive a situação.
No entanto, em resposta a este jornal, o IPCA afirma que as esperas não são de uma hora.
“Acreditamos que a situação ocorrida resulta da confluência de vários fatores, designadamente, do evento – Feira de Emprego – que atraiu ao IPCA centenas de pessoas entre os expositores e os visitantes, o início das atividades letivas dos cursos técnicos superiores profissionais e para os estudantes colocados na 2ª fase do concurso nacional de acesso”, justifica o IPCA.
O IPCA dá nota que “com a chegada destes novos estudantes, e, pese embora os nossos esforços de comunicação sobre os procedimentos a ter, nomeadamente, incentivo ao carregamento do cartão para aquisição da refeição e compra antecipada da senha, constatamos que muitos deixam para a hora da refeição o carregamento do cartão, facto que leva a um atraso no fluxo da linha, e, de forma especial, no serviço da refeição”.
“Este serviço só pode ser efetuado depois do carregamento efetuado e, consequentemente, do pagamento da senha”, frisa a administração do IPCA.
Quanto ao problemas levantado pelos alunos quanto ao número escasso de funcionários na cantina, o IPCA refuta a existência de só um funcionário.
“Na verdade existem dois funcionários afetos ao serviço de refeição. E, como acima mencionamos, se o estudante ou outro elemento da comunidade académica não carregou antecipadamente o cartão, um dos funcionários tem que ficar afeto a esta tarefa e só depois de concluída é que poderá passar para o serviço de refeição (empratamento)”, dá conta o IPCA na nota de esclarecimento.
O IPCA, em conjunto, com os seus serviços e unidades orgânicas garante estar empenhado em encontrar soluções que permitam ultrapassar a situação agora relatada.
“Os Serviços de Ação Social, em articulação com as demais unidades orgânicas do IPCA, estão comprometidos e a trabalhar afincadamente para encontrar soluções, as quais passarão, obviamente, pelo reforço da comunicação interna – sensibilizando a comunidade académica para a compra antecipada da refeição e carregamento do cartão nos períodos de menor afluência à cantina”, destaca o IPCA.
Entretanto os responsáveis do IPCA garantiram o desfasamento de horários na hora das refeições entre os visitantes da feira de emprego que decorre no campus e os da comunidade académica.