O presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, presidiu à tomada de posse dos órgãos sociais da “Póvoa em Transição – Associação pelo Clima da Póvoa de Varzim“.
Esta cerimónia marca o início oficial das atividades da associação, após quase um ano de espera burocrática desde a criação do Centro do Clima em julho de 2023.
Aires Pereira destacou a importância deste momento, referindo que “estamos a fazer história” com o arranque oficial da associação. Ressaltou ainda o compromisso do Município em apoiar a associação, garantindo que esta terá instalações físicas até ao final do ano.
A nova direção para o período de 2024-2027 é liderada por Sílvia Costa, vereadora do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal, que assumiu o cargo de presidente da direção.
Pedro Rui Correia de Oliveira Beja, vice-presidente executivo da Associação Biopolis, será o presidente da Assembleia Geral, e Luís Miguel Marques Neves, chefe de divisão das finanças do Município, tomou posse como presidente do Conselho Fiscal.
Sílvia Costa, na sua primeira intervenção como presidente, enfatizou a ambição de tornar a associação uma referência a nível local e nacional. Sublinhou a urgência do tema climático, afirmando que “é um tema que está na ordem do dia e que não podemos continuar a deixar para amanhã”, destacando o empenho da direção em cumprir a missão ambiental da organização e “deixar um legado para o futuro”.
A associação, focada na promoção da transição climática, conta com a Biopolis, da Universidade do Porto, a Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates e o Município da Póvoa de Varzim como sócios fundadores.