Barcelos foi hoje palco de uma explosão de cores com a tão esperada Batalha das Flores. Apesar da ameaça da chuva, o desfile aconteceu sem grandes interrupções, celebrando este ano o cinquentenário do 25 de Abril.
Milhares de visitantes, incluindo muitos vindos da Galiza, marcaram presença neste que já é conhecido em Barcelos como o ‘Dia do Espanhol’.
O desfile contou com um número recorde de participantes, todos envolvidos numa batalha de pétalas que encheu as ruas de alegria e cor.
“A Batalha das Flores é, sem dúvida, um dos momentos mais vibrantes e esperados de toda a programação”, disse ao E24 o edil de Barcelos, Mário Constantino Lopes.
O cortejo teve início pontualmente às 15h00, percorrendo as principais ruas da cidade, desde a Rua Cândido da Cunha até à Avenida Dr. Sidónio Pais. O ponto alto ocorreu na Avenida da Liberdade, onde os carros alegóricos se cruzaram, trocando “disparos” de pétalas e flores, criando um espetáculo de cores e beleza.
A tribuna das entidades foi um dos alvos mais apetecidos desta “guerra”.
Outro destaque deste segundo dia é o concerto dos Xutos & Pontapés, que terá lugar às 22h00 no palco principal da Frente Ribeirinha.
Na sexta-feira, feriado municipal, os festejos continuam com a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, às 16h00, seguida pelo concerto de Fernando Daniel, que infelizmente foi cancelado devido à doença do artista. Ivandro foi anunciado como o substituto.
No sábado, o momento mais aguardado será o concerto dos Quatro e Meia, às 22h00, prometendo animar ainda mais os presentes.
A festa chega ao seu ápice no domingo, com o desfile etnográfico às 16h00, encerrando com chave de ouro mais uma edição memorável desta celebração tão querida pelos barcelenses.