“Correu tudo bem”. É desta forma, entre a emoção estampada no rosto, que o bombeiro de primeira da corporação dos BV Barcelinhos resumo o nascimento de mais um bebé em Barcelos, este à porta do quartel da corporação hoje de madrugada.
Luís Sousa explicou ao E24 que estava no quartel, quando a operadora de central, pelas 5h30, lhe pediu para ir à porta do quartel, pois estavam umas pessoas a pedir ajuda.
“Eles vinha de Cossourado e iam para o Hospital de Braga, mas acabaram por optar por se dirigirem ao nosso quartel face ao estado da mulher. Quando fui lá, juntamente com o bombeiro de primeira Pedro Cruz, verificamos que estava a mãe já em trabalho de parte com a criança a nascer”, referiu Luís Sousa.
O procedimento foi o normal, até porque os bombeiros estão altamente preparados para lidar com este tipo de situação. No caso de Luís Sousa esta foi a quinta vez que foi “parteiro”.
“É sempre um motivo de orgulho. Assistimos no parto com a mãe dentro do carro, cortamos o cordão umbilical do menino e quando o médico e enfermeiro da VMER de Barcelos chegaram foi verificada a estabilização da mãe e bebé já dentro da nossa ambulância. Ambos foram encaminhados para o Hospital de Braga”, relatou o bombeiro desta corporação de Barcelos.
A mãe, com 28 anos de idade e sendo este já o segundo filho, estão bem, assim como o bebé, que deram entrada no Hospital de Braga em perfeita saúde e com os parâmetros normais.