A jornada cultural do Descentrar arranca pelas 15h00, com a Hora do Conto “O Dia Em Que o Sol Brilhou” de Catarina Mouta e Cristina Mouta, por Inácia Cruz.
O evento Descentrar insere-se também nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974
A “liberdade de abril ” contada através da história de José, um menino reguila que vivia na terra do silêncio, apesar de todos os dias sentir uma vontade de falar e dar a sua opinião.
A iniciativa é de entrada livre, mas com inscrição obrigatória através do Eventbrite (https://www.eventbrite.pt/o/municipio-de-braga-cultura-33444648141).
Pelas 17h00, chega o espetáculo de novo circo “Monsieur O” de Sylvain Julien.
O Sr. O é um homem pequeno com muita energia que, para superar a solidão, cria o seu próprio mundo com os seus hula hoops vermelhos.
A partir das 19h00, a Junta de Freguesia de Celeirós acolhe o concerto “A Sul”, um projeto musical concebido por Cláudia Sul, também compositora e produtora das canções que integram a sua obra.
A Sul pretende estimular a memória dos seus ouvintes, no sentido de mergulharem nas suas próprias origens, como forma simbólica de uma aproximação e introspeção sobre o espaço íntimo e profundo de cada indivíduo. Será um concerto a solo, à guitarra, e intimista.
Por onde vai andar o Descentrar
Depois de Celeirós, o Descentrar segue para Nogueiró no dia 9 e Arentim no dia 16 de março. Depois será a vez da freguesia de Escudeiros a 6 de abril e Mire de Tibães a 20 de abril.
A 4 de maio, o Descentrar segue para a freguesia de Cabreiros e em junho o programa cultural decorre em dose tripla: dia 8, em Lomar; dia 15 em Sobreposta e dia 29 em Fradelos. Dia 13 de Julho segue para a freguesia de Crespos e 27 de julho para Nogueira.
Depois de uma curta pausa, o Descentrar regressa a 21 de setembro a Adaúfe. Em outubro, haverá muito para descobrir e explorar em Sequeira, no dia 12 e em Espinho no dia 26.
Dia 2 de novembro, a Cultura segue para Tebosa e em dezembro, haverá descentrar no dia 7 em Tadim e no dia 14 em Merelim S. Paio.
Refira-se que o Descentrar não é apenas um programa, mas um movimento de descentralização cultural que procura fortalecer a democracia cultural.
Através de práticas artísticas transformadoras, visa impactar os territórios, aumentando a sua visibilidade, e transformar a experiência dos visitantes, reinventando as narrativas associadas a cada lugar.
O programa completo do Descentrar está disponível no portal do município em www.cm-braga.pt