É um dos equipamentos de ponta adquirido pela Companhia Bombeiros Sapadores (CBS) Braga que, a partir do ar, ajuda em teatros de operações de grandes dimensões e de aglomerados de população, como é o caso daquele que ocorre este domingo no Sameiro em Braga onde são esperadas 150 mil pessoas.
O comandante da CBS Braga, Nuno Osório, destaca a importância do treino operacional na Companhia de CBS Braga, mencionando “uma série de eventos futuros que contarão com uma gestão de comando e controlo robusta”.
Nuno Osório sublinhou “a eficácia da utilização de aeronaves não tripuladas (drones) para monitorizar grandes aglomerações de pessoas”.
“A utilização de drones é um modelo extremamente eficaz no visionamento de grandes aglomerados de pessoas, como será o caso da atividade eucarística no Sameiro”, afirmou o comandante.
Segundo Nuno Osório, esta tecnologia permite “uma resposta de socorro muito mais eficiente”, evitando “a saturação dos meios disponíveis em cada ocorrência”.
“Desta forma, conseguimos uma resposta ao socorro muito mais eficaz e sem a saturação de meios perante a mesma ocorrência”, concluiu.
Segundo o vereador da proteção civil, Altino Bessa, a CBS Braga “continua a investir em tecnologia e treino” para garantir “a segurança e eficiência nas operações de socorro”, especialmente “em eventos de grande escala”.