Marca das sanjoaninas de Braga, o Encontro de Gigantones e Cabeçudos, organizado pela Associação Ida e Volta e pela Associação de Festas de São João de Braga (AFSJB), promete encher Braga de rufos e danças desengonçadas, contando juntar, de acordo com José Freitas, da Associação Ida e Volta, cerca de 80 mil pessoas a assistir.
José Freitas destacou, no encontro com os jornalistas, que “a 32ª edição do Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos, vai contar com a presença de cinco grupos internacionais, e trinta de diversas zonas do país, com a presença de 1200 participantes”.
Já Firmino Marques, presidente da AFSJB, optou por congratular, durante a conferência de imprensa que contou ainda com a participação de Ana Ferreira, em representação do Município de Braga, Daniel Pinto, presidente da Junta Freguesia de São Vicente, e Dantas Lima, padrinho do encontro, o trabalho levado a cabo pela associação Ida e Volta na preservação de uma das “mais bonitas tradições do São João”.
De notar que o Encontro de Gigantones e Cabeçudos terá o seu ponto alto o cortejo noturno que ligará a Praça Municipal à Praça da República, em clima de folia, enchendo as ruas com figuras desengonçadas, rufos de tambores e cor. Os grupos irão ainda ser recebidos na Câmara Municipal de Braga, durante a tarde de 17 de junho.
De sublinhar que este Encontro, que serviu de mote para o imaginário sanjoanino de 2019, é já uma das referências no calendário sanjoanino, que decorre de 16 a 25 de junho e cujo programa poderá ser consultado em www.saojoaobraga.pt.