Será no dia 24 de outubro que a Europa elege a Capital Verde da Europa 2026. Braga e Guimarães estão entre nove cidades elegíveis de um processo que dita no verão um grupo de cidades finalistas. Nunca estas duas cidades portuguesas quiseram tanto “mudar o vermelho e branco” para verde.
A cerimónia está marcada para Valência, Espanha, que este ano é Capital Verde da Europa em 2024.
Braga e Guimarães vão ter a companhia de Brasov (Roménia), Córdoba (Espanha), Heilbronn (Alemanha), Klagenfurt (Áustria), Linz (Áustria), Riga (Letónia) e Rybnik (Polónia).
Estas nove cidades, onde se incluí Braga e Guimarães, pretendem mostrar que já estão no caminho da transição verde, criando um ambiente mais saudável para os cidadãos. Parâmetros como a qualidade do ar, água, biodiversidade, áreas verdes e uso sustentável do solo, resíduos e economia circular, ruído, mitigação das alterações climáticas e adaptação às alterações climáticas são avaliados.
Um painel de sete peritos independentes iniciará agora uma avaliação técnica de cada candidatura, com visitas a Braga e Guimarães. Cada uma das sete áreas de indicadores será avaliada e revista por pares.
Este processo será concluído até junho. Relatórios individuais de avaliação técnica serão elaborados e uma lista de cidades finalistas será anunciada no verão de 2024.
Em outubro, as cidades finalistas serão convidadas a um painel internacional de júri, presidido pela Comissão Europeia. Os finalistas deverão apresentar ao júri a sua estratégia de comunicação e um plano de ação sobre como pretendem cumprir o seu ano como Capital Verde da Europa, caso vençam.
Prémios
Além de um troféu, a cidade vencedora do Prémio Capital Verde da Europa receberá um prémio financeiro de 600 mil euros. O título de Folha Verde da Europa é atribuído a uma ou duas cidades, cada uma recebendo um prémio financeiro de 200 mil euros.
O dinheiro do prémio destina-se a apoiar ações-chave nas sete áreas de indicadores na cidade e a organizar eventos de sensibilização com e para os cidadãos.
Benefícios
Para Braga e Guimarães ser uma Capital Verde da Europa ou uma Folha Verde da Europa traz muitos benefícios, mesmo após o ano designado como “vencedor” terminar. Os vencedores ganham atenção a nível europeu ou até internacional, além de criarem um espírito de otimismo na cidade, atraindo mais investidores, mais apoio nacional e cidadãos orgulhosos de fazer parte desta iniciativa.
Candidaturas Elegíveis para o Prémio Folha Verde da Europa 2026
Para cidades mais pequenas, com 20.000 habitantes, as que competem pelo Prémio Folha Verde da Europa 2026 são: Águeda (Portugal), Esplugues de Llobregat (Espanha), Estarreja (Portugal), Garges-Lès-Gonesse (França), Livry-Gargan (França), Mafra (Portugal), Olbia (Itália), Pszczyna (Polónia), Saint-Quentin (França), Sant Boi de Llobregat (Espanha), Sant Joan Despí (Espanha) e Vaasa (Finlândia).