O administrador da BragaHabit tranquilizou os moradores do Bairro das Enguardas, em Braga, que temem a presença de amianto nas coberturas dos edifícios.
Carlos Videira explicou em conversa com o E24 que em causa está a realização de obras naquele Bairro, outrora visto como um gueto social que a gestão de Videira tem procurado a harmonização do núcleo habitacional.
O projeto, no âmbito do programa 1º Direito, está a gerar preocupações, que temem a presença de amianto nas coberturas dos edifícios.
A questão foi levantada na última Assembleia Municipal pelo morador Paulo Rafael, que expressou o seu “alarme” quanto à possibilidade de existirem “resquícios de amianto”.
Durante o período reservado ao público, Paulo Rafael, que teve a sua intervenção lida por outro membro da Assembleia devido a problemas de visão, lembrou que as coberturas em fibrocimento dos blocos foram substituídas por “painéis sandwich” em 2003.
No entanto, o atual plano de obras apresentado pela BragaHabit menciona uma intervenção nos telhados, levantando a suspeita de que possam ainda existir “resquícios de amianto”.
“Isto nunca foi um assunto até os moradores denunciarem o primeiro caderno de encargos, que falava em substituir as coberturas de fibrocimento por painéis sandwich, algo já realizado há 20 anos. Se há mesmo resquícios, isso configura um problema de saúde pública que foi ocultado e que precisa de ser resolvido, uma vez que o amianto é uma substância cancerígena”, afirmou Paulo Rafael m, destacando que votou contra a aprovação das obras.
Carlos Videira assegurou no entanto que o plano de saúde e segurança “acautela a retirada de eventuais resquícios de amianto por parte de uma empresa certificada para o efeito, conforme exigido por lei”, embora tenha sublinhado que “isso não significa que os haja”.
“Ao fazermos uma intervenção nas coberturas, temos de precaver todas as situações”, concluiu Videira.