Na próxima terça-feira, 10 de setembro, o Executivo de Braga reunirá para deliberar sobre quatro propostas de incentivos ao investimento, no âmbito do regulamento de concessão de incentivos da autarquia.
As propostas foram apresentadas pela InvestBraga e contemplam investimentos significativos de quatro empresas: Torneiras Monteiro, Bysteel FS SA, Bysteel SA e Domingos da Silva Teixeira SA.
As empresas solicitam a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e de outras taxas municipais para viabilizar os seus projetos.
Entre os investimentos destacados está o da Domingos da Silva Teixeira SA, que prevê aplicar mais de 43 milhões de euros na construção de um imóvel para acolher duas unidades industriais.
O projeto, que também inclui a criação de um centro de competência e a aquisição de equipamentos avançados, deverá gerar 271 novos postos de trabalho ao longo de quatro anos.
A Bysteel SA planeia investir mais de 3,6 milhões de euros na ampliação da sua unidade industrial e na aquisição de novos equipamentos. Por sua vez, a Bysteel FS prevê um investimento de mais de 13 milhões de euros na construção de uma nova fábrica, que deverá criar 73 postos de trabalho nos próximos dois anos, além de mais 27 nos dois anos subsequentes.
Já a Torneiras Monteiro aposta num investimento de 7 milhões de euros para construir três pavilhões nas antigas instalações da Agrovil, em Lomar, com o objetivo de preservar empregos e criar novas vagas qualificadas.
Classificação de “Lojas com História” em destaque
Na mesma reunião, que ocorrerá na Junta de Freguesia de Lamas em Braga, será concluído o processo de reconhecimento e proteção de estabelecimentos históricos, conhecidos como “Lojas com História”. Entre os estabelecimentos a serem reconhecidos estão a “A Louceira”, “Adega Regional de Tenões”, “Restaurante Sameiro Maia”, entre outros.