O ministro das Infraestruturas e Habitação anunciou hoje que o projeto de requalificação do Nó de Infias está quase pronto a avançar para adjudicação, “faltando apenas uma alteração no projeto de execução”.
“Está a ser alterado por questões de segurança e apenas isso. Mas mal esteja concluído o projeto de execução é para partir para adjudicação e serão 12 meses de execução”, deu nota Miguel Pinto Luz, hoje na audição de que foi alvo na Comissão de Economia após questionado pelos deputados.
Aliás, a Câmara de Braga está a cumprir o seu compromisso de ultrapassar todas as etapas que permitam criar condições para a IP lançar concurso e fazer a obra.
Olga Pereira, vereadora do executivo que está com o processo, manifestou ao E24 “satisfação” por perceber que “finalmente existe vontade política para avançar com uma obra tão importante para Braga e concelhos limítrofes a Norte”.
Recorde-se que o Nó de Infias tornou-se o “cancro” rodoviário da cidade, devido aos constragimentos do trânsito.
O projeto de reorganização viária do Nó de Infias e da rede envolvente, prevê a redução de 98% do tráfego automóvel, menos 4 km de filas de trânsito, mais segurança, menos ruído e 95% de fluidez das horas de ponta.
O projecto, elaborado pelo Município de Braga e pela IP, prevê um investimento de cerca de 12 milhões de euros para resolver um dos mais problemáticos sistemas rodoviários do concelho de Braga.