Na apresentação dos cabeças de lista para representar o PAN nas eleições legislativas do próximo ano (2022), não houve surpresas em relação a Braga e Rafael Pinto voltou a ser o escolhido.
Natural de Celorico de Basto, jurista e mestre em Direito da União Europeia pela Universidade do Minho, Rafael Pinto é porta-voz da distrital de Braga, foi o candidato do partido em 2019 e candidato à Câmara Municipal de Braga nas autárquicas de Setembro.
Com 25 anos, volta a ser um dos cabeças de lista mais jovens ao nível nacional, de todos os partidos, e pode mesmo ser o deputado mais novo da próxima legislatura.
O candidato confessa que «É com muita honra e sentido de gratidão para com a equipa distrital, nacional, mas também para com os eleitores e eleitoras do distrito que nos apoiam, que assumo novamente este desafio”, agora, garante “com mais experiência, conhecimento e ainda mais vontade de trabalhar pelas causas.»
O porta-voz da distrital afirma que “Ao longo dos últimos dois anos estivemos sempre no terreno, a defender os interesses dos cidadãos e cidadãs. Nunca paramos de trabalhar por um distrito melhor e a população sabe disso. Agora temos a oportunidade de representar Braga no parlamento e ajudar a resolver os nossos problemas. Desde a falta de transportes à poluição dos rios. Dos salários baixos à perda de população no interior. Do esquecimento do setor agrícola à ordenação das florestas. Dos direitos humanos ao bem-estar animal. Há muito para fazer no nosso distrito que tem sido esquecido pelo poder central e muitas vezes até pelos próprios deputados que elegemos.”
Quanto aos objetivos eleitorais, o PAN acredita “na eleição histórica do primeiro deputado pelo distrito de Braga”, distrito este que registou o maior crescimento do partido nas últimas eleições com um aumento de aproximadamente 340% da votação.
O candidato termina afirmando: “Mais do que acreditar na possibilidade desta eleição, sabemos que ela é necessária para fazer avançar o distrito. São bem conhecidas as necessidades que temos ao nível da implementação de medidas progressistas, ambientalistas e de bem-estar animal. Acima de tudo, quero ser um embaixador do distrito e da nossa população, em Lisboa.”