Descentralizar, desenvolviment0, assim como dignificar e diálogo. É o “De&Di” de Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, que hoje, durante a sessão comemorativa dos 50 anos do 25 de abril destacou valores democráticos .
A sessão solene decorreu no Theatro Circo com Rio a destacar a importância da dignificação, descentralização, desenvolvimento e diálogo para manter vivos os ideais de Abril.
O presidente da Câmara destacou a necessidade de fortalecer a democracia através da dignificação das instituições, da descentralização do poder e do estímulo ao diálogo tanto a nível nacional como internacional.
Durante a sessão, Ricardo Rio afirmou que “a democracia só pode florescer se as instituições forem respeitadas e se promover um ambiente de confiança nas autoridades”.
Além disso, enfatizou a importância de “conceder mais autonomia” às autarquias e reconfigurar “a estrutura administrativa do Estado para garantir uma verdadeira descentralização“.
Autarca destacou o processo de desenvolvimento do processo democrático para “dar continuidade ao crescimento e à evolução que o nosso país alcançou se não houver uma efetiva descentralização”.
O diálogo foi outro ponto central dos discursos, com Ricardo Rio a destacar a necessidade de “promover a compreensão mútua” e “combater a xenofobia e o racismo”. Segundo o edil, é essencial “restaurar a esperança” na sociedade portuguesa.
Além das autoridades municipais, a sessão contou com a presença de representantes dos diversos grupos parlamentares da Assembleia Municipal, bem como de Margarida Isaías, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, que compartilhou a perspectiva dos estudantes sobre os 50 anos de Abril, enfatizando a importância da luta pela liberdade e democracia.