O SNS confirma assim as notícias avançadas pelo E24 que haviam dado nota das movimentações “na saúde” no Baixo Cávado.
Esta reestruturação decorre no âmbito da integração dos hospitais e centros hospitalares existentes com os Agrupamentos de Centros de Saúde, adotando para isso o modelo de organização e funcionamento em unidades locais de saúde (ULS), nos termos previstos no Estatuto do SNS.
“Atendendo à reestruturação operada, que tem subjacente um novo modelo de gestão e de prestação de cuidados de saúde aos utentes, tornou-se absolutamente necessário proceder à recomposição dos seguintes órgãos de gestão, de forma a existir plenitude na liderança destas complexas e exigentes instituições. Esta nova
realidade exige uma liderança diferenciada pelo que se torna urgente dotar os conselhos de administração de dirigentes capazes de contribuir para uma gestão sólida e eficaz nestes domínios, assegurando uma efetiva implementação do modelo aprovado e a prestação de cuidados de saúde aos utentes, com qualidade e segurança”, refere fonte do SNS.
“Trata-se desta forma de um processo tranquilo, visando assegurar uma liderança robusta e uma normalidade em termos gestionários, nesta fase de constituição das unidades locais de saúde”, diz ainda a mesma fonte.
Nesse sentido a Direção Executiva do SNS procedeu, à data de hoje, à nomeação do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Braga, E.P.E.. Presidente do Conselho de Administração é Domingos Jacinto Araújo Sousa, tendo como Diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários Rui Manuel Campos
Macedo Goncalves. Enfermeiro Diretor é Gonçalo Nuno Fernandes Alves e há ainda a Vogal Executiva Helga Miranda de Magalhães Lima e Américo dos Santos Afonso.
Este último nomeado na sequência de proposta dos municípios abrangidos pela ULS.
Mantém-se ainda em exercício de funções Paula Cristina Gonçalves Vaz Marques Ribeiro, no cargo de Diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares, e Fernando Miguel Pereira, no cargo de Vogal executivo com o pelouro financeiro.
A nova ULS Barcelos/Esposende
Já em Barcelos, que mantém Esposende na mesma unidade, para presidente da nova ULS Barcelos/Esposende foi nomeado oficialmente presidente do Conselho de Administração Tiago Jorge Carvalho Gonçalves.
A diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares é Marta Cristina Marques Gomes e o Diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários é Fernando Alberto da Conceição Ferreira, anterior responsável do ACES Cávado III Barcelos/Esposende.
A enfermeira Diretora é Edite Maria Carvalho Nunes Brito e tem como vogais executivos Olívia Maria da Silva Lopes e Ricardo José Mendes Salgado Vieira, este último na sequência de proposta dos municípios de Barcelos e Esposende.
Cristina Marques Gomes, fica no cargo de diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares, e Olívia Maria da Silva Lopes, no cargo de Vogal executiva com o pelouro financeiro, cujo mandato tinha terminado em 31 de dezembro de 2021.