O Município de Esposende anunciou hoje em nota de imprensa o apoio financeiro às corporações de bombeiros do concelho Esposende, no montante global de 40 mil euros.
De acordo com proposta aprovada em reunião de Câmara, por unanimidade, é atribuída a verba de 20 mil euros a cada uma das corporações, nomeadamente à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende e à Benemérita Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fão.
“O apoio do Município mantém-se, ano após ano, e tem vindo a ser reforçado atendendo ao determinante papel dos soldados da paz ao nível da Proteção Civil, concretamente no que se refere à prevenção, proteção e socorro e reposição da normalidade da vida das pessoas em áreas afetadas por acidentes e catástrofes”, destaca a autarquia.
Aliás, o presidente da Câmara, Benjamim Pereira, frisa que “os bombeiros são elementos indispensáveis e fundamentais no cumprimento dessa importante missão”, destacando que as dificuldades financeiras dos bombeiros por “força de alterações na legislação”.
“A estabilidade das corporações tem sido afetada, de forma muito significativa, nomeadamente no que concerne às suas fontes de financiamento”, alude.
Por outro lado, refere, também que “a persistente instabilidade associada aos preços de alguns bens essenciais, cria dificuldades às atividades diárias destas associações”.
“É imperioso que estas condicionantes não sejam, de alguma forma, limitativas do excelente desempenho que ambas as corporações de bombeiros têm tido ao longo dos anos, no serviço que prestam às populações deste concelho”, destaca.
Benjamim Pereira lembra, ainda, que “o Município tem tido uma postura de total apoio às duas corporações de bombeiros, que não se limita, como é sabido, a este apoio financeiro anual, mas que é muito mais abrangente”.