A situação chegou a ser denunciada pelo antigo vereador Rui Pereira no Facebook.
O antigo vereador de Benjamim Pereira, Rui Pereira, recorreu às redes sociais para demonstrar a sua preocupação com o que se possa estar a passar no “canal”.
“Ontem publiquei uma foto do canal e fui informado pelas entidades competentes que a “matéria” que se via a sair da conduta era terra e derivou da lavagem de uma linha de água por parte da Junta de Freguesia”. Rui Pereira referia-se a uma foto em que se via uma matéria castanha no canal.
No dia seguinte “enviaram este filme, também do canal, onde se vê alguma espuma”, revelou o ex-vereador.
“Devem andar a lavar as linhas de água com Skip ou OMO, o que é um desperdício” ironizou, para depois “mais a sério”, alertar para que “seja o que for que se passe no canal, é importante a vigilância das entidades competentes e o sentido de responsabilidade dos cidadãos, sob pena de serem criados problemas ambientais”.
Contatado pelo E24, o presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira referiu que, quanto à primeira situação apontada, nada de grave se passou. “Tratou-se de uma limpeza de uma linha de água que implicou um mexer de terras e por isso o tom acastanhado, sendo que não houve insalubridade”.
Quanto à espuma que surgiu o autarca garante “que amanhã estará no terreno o sector de fiscalização da Esposende Ambiente para verificar a situação e se houve algum foco de poluição”.
Benjamim Pereira deixou ainda um apelo em tom de crítica: “Agradecemos sempre que qualquer munícipe nos faça chegar estas informações para podermos dar uma resposta célere e não se deixem ficar pelo Facebook”.
O presidente relembra que “se numa situação destas houver incumprimento, a ação da autarquia pode ser inconsequente, pois os eventuais infratores poderiam parar a atividade dado o alerta feito nas redes sociais, perdendo-se assim a oportunidade de se apanhar em flagrante delito”.