Professores, funcionários e diretores de escolas reuniram-se para esta ocasião, que incluiu apresentações sobre o Plano Local para a Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens de Esposende, bem como uma conferência sobre Educação Inclusiva no Contexto da Multiculturalidade.
O Delegado Regional da Direção Regional de Educação do Norte destacou a importância do investimento contínuo na educação,”especialmente durante a pandemia”, disse.
O encontro também apresentou os programas educativos do Município, agora reunidos sob o projeto “Mais Cidadania”, que abrangerá diversas áreas educativas ao longo do ano letivo 2023/2024.
O presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, anunciou o “replaneamento” da rede educativa, a adaptação do Plano Estratégico Educativo Municipal e a intenção de candidatura ao Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE).
Benjamim Pereira também ressaltou os investimentos anteriores em educação, incluindo apoios financeiros, bolsas de estudo, renovação de equipamentos e requalificação de escolas.
Além disso, o autarca revelou planos para “a requalificação da Escola Henrique Medina” e a criação de uma “Escola das Artes”.