Em comunicado, o PSD refere que “a verdade é que o líder do PS na Assembleia Municipal, Dr. Tito Evangelista, desesperado quando confrontado com o Alvará daquele loteamento, assinado por si, enquanto vereador das obras particulares da Câmara Municipal, logo lançou o nome do Sr. Alberto Figueiredo para cima da mesa, dizendo, inclusive, que os loteamentos à altura eram aprovados pelo órgão colegial competente, neste caso, o Executivo Municipal, onde se incluía o Sr. Alberto Figueiredo, então Presidente”.
“Disse, também e passamos a citar: Eu não era membro da Câmara. Eu não aprovei o PDM. Quem era Presidente da Câmara era o senhor Alberto Figueiredo”, dá nota o comunicado, depois de ter sido tornado pública notícia com factos da ata da assembleia do dia 15 de novembro, onde Benjamim Pereira apontou ao PDM aprovado pele executivo de Alberto Figueiredo como forma de justificar a derrocada.
Recorde-se que no dia da derrocada fatal, Benjamim Pereira veio a público afirmar que “a habitação afetada pela derrocada está licenciada”.
O PSD também crítica “a postura de um suposto órgão de comunicação e da tentativa de aproveitamento político do PS Esposende e de alguns mais ressabiados que por aí andam hipocritamente a falar de caráter”.
“Aqueles que traíram, se aproveitaram das benesses, concessões e condições dadas ao longo do mandato, os que se promoveram à custa disso, os que prometiam lealdade até ao fim e cobardemente se envolveram noutros projetos políticos, são agora os paladinos da virtude e da moral”, destaca o PSD, numa ataque indireto ao ex-vereador de Benjamim Pereira, Rui Pereira.
O PSD acredita no “povo de Esposende” e utilizam o habitual discurso do “já os conhece e já lhes deu a resposta nas urnas”.
“Satisfaz-nos saber o quanto lhes está a ser difícil digerir as vitórias alcançadas pelo Presidente Benjamim Pereira. O ódio que destilam e a constante perseguição são o prémio mais saboroso que lhes podem oferecer”, aponta o comunicado.
O PSD de Esposende coloca o atual edil numa posição de respeito.
“Todos sabem a forma elevada e respeitosa como Benjamim Pereira trata e sempre tratou a oposição, quanto mais uma das figuras mais importantes do período democrático do nosso município, seu apoiante, e pessoa que sabemos lhe merece toda a estima e consideração (…) O atual Presidente da Câmara Municipal e o PSD de Esposende honram com orgulho o seu legado e as pessoas que dele fizeram parte, que fazem parte da construção de um concelho próspero, em constante crescimento e modernização como acontece até aos dias de hoje”, vaticina o comunicado.