Uma obra que, no total, ascendei aos 2,6 milhões de euros e que vai devolver aos comerciantes e feirantes locais aquele que é ´um dos melhores mercados municipais` de Portugal.
Além de mais, entrar no renovado Mercado Municipal de Esposende é dar de caras com a cultura das “gentes” de Esposende, uma viagem pelos genuínos produtos da terra e do mar, assim como apreciar arte.
Arte?
Sim arte porque no interior deste Marcado Municipal de Esposende foi instalado um painel de azulejos da autoria do artista plástico Juan Domingez, que, na ótica do autor, faz a ligação do mar e da terra, aludindo à história e às tradições do concelho
Como é o espaço?
O renovado mercado conta com dezenas de bancas para comercialização de fruta, legumes e hortícolas, sete peixarias, seis lojas e uma cafetaria.
Dispõe de vestiários e balneários para os utilizadores residentes, gabinetes para o aferidor e para o fiel de mercado. Além da questão estética, que foi substancialmente melhorada, outra mais-valia é a eficiência energética do edifício, nomeadamente ao nível do consumo de energia elétrica. O espaço exterior abre a possibilidade à realização de eventos de índole diversa.
“Um edifício sóbrio” diz o presidente da Câmara de Esposende
“erfeitamente integrado na envolvente, com excelente escolha de materiais, resistentes e de pouca manutenção. É uma obra que dignifica o Município e a cidade e constitui um bom exemplo de aplicação dos fundos comunitários”, referiu o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira.
A intervenção traduziu-se num investimento global de 2,6 milhões de euros e contou com
financiamento do programa Portugal 2020, ao abrigo do Plano de Ação de Regeneração
Urbana (PARU), o qual abrangeu, ainda, um conjunto de outras intervenções, tanto em
Esposende, como em Fão e Marinhas, conforme referiu o presidente da Câmara de Esposende.
Benjamim Pereira reconheceu ainda que a obra se prolongou para além do prazo inicialmente previsto, em virtude de vicissitudes várias.
O edil agradeceu “a compreensão” dos vendedores e dos clientes pelos constrangimentos causados e referiu que o município continua focado e empenhado em dar cumprimento ao programa
sufragado, dando nota de que estão presentemente em execução obras em diversas
freguesias do concelho.
Presidente da CCDRn elogia obra
Três meses após ter estado presente na inauguração das obras de requalificação do Largo Rodrigues Sampaio, o presidente da CCDRn regressou a Esposende para assinalar a conclusão de mais um projeto de reabilitação urbana.
António Cunha elogiou a “notável” intervenção de requalificação do Mercado Municipal, tornando-o mais atrativo e funcional, considerando que, além de um espaço de comercialização dos produtos locais, constitui um local de cultura, por via do painel histórico de Juan Dominguez.
“É um concelho onde a modernidade está muito casada com a tradição”, referiu, notando
que Esposende dispõe de um assinalável leque de indústrias, oferecendo, ainda, além
da sua riqueza natural, qualidade de vida e qualidade ambiental.