A START Esposende voltou a integrar, pelo quinto ano consecutivo, a Rede Nacional de Incubadoras (RNI), reforçando o seu papel como um importante centro de inovação e empreendedorismo na região.
A renovação da adesão à RNI sublinha o compromisso contínuo da START Esposende em apoiar empreendedores, startups e negócios emergentes, facilitando a sua integração numa rede nacional que fomenta a criação de novas empresas, inovação e crescimento sustentável.
A RNI, criada pelo Governo Português e gerida pela Startup Portugal, é uma plataforma que reúne incubadoras de Norte a Sul do país, oferecendo um ambiente de apoio às startups e oportunidades de networking com outros agentes do ecossistema de inovação.
Desde a sua entrada inicial na RNI, a START Esposende tem sido um ator relevante no desenvolvimento económico local, fornecendo serviços de incubação, mentoria e apoio técnico a projetos empresariais.
Esta renovação permite à incubadora continuar a beneficiar de parcerias e colaborações com incubadoras de todo o país, otimizando recursos, conhecimento e redes estratégicas, essenciais para o sucesso das startups acolhidas.
Criada pelo Município de Esposende e em funcionamento desde junho de 2020, a START Esposende atua como uma incubadora multissetorial.
Até ao momento, já acolheu 80 projetos, dos quais 49 foram implementados no mercado. Atualmente, a incubadora alberga 12 projetos e regista uma taxa de ocupação de 75%.
Além do apoio a startups, a incubadora desempenha também o papel de Agência de Captação de Investimento, assistindo empresários que desejam estabelecer-se no concelho de Esposende. Para tal, oferece um conjunto completo de serviços, ajustado às diferentes fases do processo de investimento.
A START Esposende tem ainda atraído trabalhadores remotos, com uma crescente procura dos seus espaços de trabalho.
Nos últimos meses, cerca de 200 trabalhadores remotos, tanto nacionais como estrangeiros, procuraram a incubadora como local de trabalho.