Onde pára a Unidade Local de Saúde de Apúlia? Esta é a questão que muitos apulienses, e população em geral de Esposende, concelho do distrito de Braga, levanta depois das obras, previstas para concluir em 2024, nunca terem avançado.
A juntar a tudo isto, o Bloco de Esquerda (BE) denuncia que “o registo desta unidade de saúde” desapareceu da base de dados.
Denúncias recentes sugerem que as obras de reabilitação ainda não foram iniciadas, e a morada do Pólo de Saúde de Apúlia desapareceu da lista de unidades de saúde no site que identifica os Cuidados de Saúde Primários.
Estes acontecimentos geraram preocupação na população, que teme que o encerramento temporário se torne efetivo.
Bloco questiona
O BE, após saber estes factos, avançou, através do grupo parlamentar na AR, com várias questões ao Governo: O Ministério da Saúde tem conhecimento da atual situação da UCSP de Apúlia? Qual é a previsão para o início das obras na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, pólo de Apúlia? O Governo assegura que não haverá encerramento definitivo da Unidade? O Governo reconhece a importância do pólo da UCSP de Apúlia para a prestação de cuidados de saúde na região?”
True story
Recorde-se que esta unidade local de saúde, pertencente à casa mão do Centro de Saúde localizado na cidade de Esposende, já havia sido questionada a 19 de maio de 2023, sobre os motivos que levaram ao fechamento temporário da UCSP.
A resposta oficial indicou que a decisão foi motivada por uma “situação de alteração da qualidade do ar, que se agravou progressivamente“. Em 7 de dezembro de 2022, um estudo constatou a presença de naftalenos, substância preocupante para a saúde.
O Ministério da Saúde informou também sobre a inclusão da requalificação da unidade de saúde no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com a conclusão das obras prevista para o final de 2024. Algo que não aconteceu.
ACES Cávado III Barcelos / Esposende
Fernando Ferreira, do ACES Cávado III Barcelos / Esposende, recebeu uma visita da CDU, em julho do ano passado, e deu nota aos comunistas que em 2024 aquela unidade de saúde em Apúlia estaria pronta abrir. Passaram 16 dias e o Bloco de Esquerda já querer saber o que se passa para tal facto não ter acontecido. Faltam ainda mais de 300 dias até 2024 abacar.