O eurodeputado português Hélder Sousa Silva foi eleito, por aclamação, como presidente da Delegação do Parlamento Europeu (UE) para as Relações com o Brasil, marcando a quarta vez que a presidência desta delegação é atribuída a um português desde a sua criação em 2014.
Sousa Silva destacou a importância estratégica do Brasil como parceiro da União Europeia, salientando a necessidade de reforçar a cooperação em áreas como o clima, ambiente, segurança e defesa.
O eurodeputado sublinhou ainda a urgência de revitalizar a parceria estratégica assinada em 2007 e de retomar as cimeiras UE-Brasil.
Além destas novas funções, Hélder Sousa Silva é também membro da Comissão dos Orçamentos e suplente na Comissão da Cultura e Educação e Subcomissão da Defesa e Segurança do Parlamento Europeu.
Perfil Biográfico
Natural de Mafra, Hélder Sousa Silva, de 59 anos, tem um percurso académico e profissional diversificado, com formações em Engenharia Eletrotécnica, Ciências Militares e Estudos Estratégicos.
Foi Presidente da Câmara Municipal de Mafra e desempenhou cargos de relevo no Exército, na Proteção Civil e como docente universitário.