Desde a final da tarde de hoje que vários pontos altos do Minho estão a ficar cobertos de neve. Carris e todo maciço central da Serra do Gerês, o Muro na Serra Amarela, assim como os pontos alto da Peneda, entre Arcos de Valdevez e Castro Laboreiro (Melgaço), estão a ficar pintados de branco.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) havia colocado o Minho em aviso amarelo devido à queda de neve, vento e agitação marítima.
Vários vídeos partilhados no facebook da Montanhas do Norte dão nota da queda de neve.
Os primeiros flocos, já com alguma intensidade, foram avistados em Gavieira, situada no concelho de Arcos de Valdevez, dentro do Parque Nacional do Peneda-Gerês.
“Era difícil de acreditar, depois do dia de calor de ontem, em alguns locais perto dos 30 graus! Mas já neva no Parque Nacional Peneda-Gerês, o inverno está de volta! A meteorologia e a natureza são fascinantes”, diz a publicação que acompanhou o vídeo, destacando a mudança radical nas condições climáticas.
A reviravolta no clima já estava prevista, conforme reportado anteriormente pelo E24. O tempo começou a “virar” drasticamente com a chegada de chuva, neve e descida das temperaturas.
IPMA emitiu um aviso amarelo para os distritos de Braga e Viana do Castelo, a partir das 21h00, devido à previsão de neve.
Também está prevista agitação marítima com a AMN a alertar paras as condições do mar.
Este fenómeno é mais um lembrete das nuances da meteorologia e da beleza imprevisível da natureza, que nos brinda com espetáculos surpreendentes, como a neve nas terras altas do Minho.