O edil João Manuel Esteves anunciou “estar em fase final a aquisição de mais de 50 mil metros quadrados de terrenos para a criação da quinta fase industrial de Arcos de Valdevez, que ficará situada nas proximidades do parque empresarial de Paçô.
“Espero começar a construção da quinta zona industrial no segundo semestre deste ano. Numa primeira fase, a autarquia vai investir 1,5 milhões de euros para a criação de 15 lotes empresariais em 25 dos 50 mil metros quadrados”, explicou.
O autarca referiu que a quinta zona industrial se destina a acolher, entre outras, “pequenas empresas de promotores locais”.
“Vem dar resposta a investimento de fora do concelho, mas também aos empresários arcuenses, contribuindo para uma efetiva fixação das empresas em Arcos de Valdevez”, sublinhou.
Nos três parques empresariais existentes no concelho – Paçô, Padreiro e Mogueiras – estão instaladas cerca de 80 unidades fabris, dos setores da mecânica e metalomecânica, madeiras e plásticos que empregam mais de três mil trabalhadores.
A zona industrial de Álvora, “a primeira em construção na zona norte do concelho, entre Arcos de Valdevez e Monção, pretende ajudar novos investimentos de pequenas indústrias para que se possam consolidar e expandir, criando condições para o desenvolvimento económico e a criação de postos de trabalho nesta zona do concelho”.
A intervenção contempla a “execução de obras de urbanização e infraestruturação destinadas à instalação de funções de indústria e serviços”.