A Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo expressou lamento pela morte de uma peregrina neozelandesa em Vila Nova de Cerveira e destacou a importância de seguir o itinerário certificado e sinalizado ao longo da Costa Portuguesa.
Em comunicado, o presidente da associação, Alberto Barbosa, alertou as autoridades sobre “a necessidade de uma sinalização adequada e visível ao longo do percurso”, enfatizando que “não queremos deixar de sublinhar a importância de ser percorrido o Caminho Português da Costa certificado e por conseguinte sinalizado.”
Alberto Barbosa também levantou “preocupações sobre possíveis alterações no itinerário, seja por ignorância ou por interesses comerciais”, ressaltando que “infelizmente, verificamos várias deficiências”.
“Parece-nos que confiam demais em aplicações que os peregrinos possam utilizar.”
A Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo apela, assim, para uma “atenção redobrada à segurança dos peregrinos”, instando as autoridades a tomarem “medidas para garantir um percurso seguro e bem sinalizado ao longo do Caminho Português da Costa”.
Os Caminhos de Santiago são percorridos por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do apóstolo Santiago Maior em Santiago de Compostela, capital da Galiza, em Espanha.
Em dezembro de 2023, o Governo certificou o Caminho Português de Santiago Central Porto e Norte para Santiago de Compostela, Galiza, que atravessa 13 municípios e tem uma extensão de 177,8 quilómetros, pela sua “importância patrimonial, histórica e cultural”.
O Caminho Português de Santiago Central – Porto e Norte para Santiago de Compostela, na Galiza, Espanha, é quinto itinerário a ser certificado pelo Governo em todo o país e, o terceiro no Norte.
O primeiro foi o Caminho Português Central-Alentejo e Ribatejo, em 2021, o mesmo ano de certificação do Caminho Português Interior, que liga Viseu a Chaves, com saída para Espanha por Vilarelho da Raia.
Em 2022, foi certificado o Caminho Português da Costa, que parte do Porto e atravessa o Minho por Viana até Espanha.
Em 2023, o Governo certificou o Caminho Português Central-Região Centro e, o Caminho Português de Santiago Central Porto e Norte.