A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) anunciou recentemente um significativo reforço na capacidade de resposta dos cuidados de saúde primários, com a aquisição de 13 viaturas elétricas.
Este investimento, no valor total de 390 mil euros, foi possível graças ao apoio financeiro concedido no âmbito do Investimento Re-C01-i01, “Cuidados de Saúde Primários com mais resposta”, do Plano de Recuperação e Resiliência.
Melhoria na Prestação de Cuidados
As novas viaturas, destinadas a cada um dos centros de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES), permitirão uma maior mobilidade aos profissionais de saúde, facilitando as visitas domiciliárias.
“Esta medida visa melhorar a prestação de cuidados preventivos e curativos diretamente nas residências dos utentes, garantindo uma abordagem mais próxima e personalizada”, refere a ULSAM em nota de imprensa.
Enfoque na Sustentabilidade e Equidade
Para além do reforço na qualidade dos cuidados médicos e de enfermagem, a ULSAM destaca o compromisso com a sustentabilidade ambiental, ao optar por viaturas elétricas.
A implementação deste investimento é vista como um passo crucial para a redução das assimetrias regionais na prestação de cuidados de saúde, promovendo uma resposta mais equitativa em todo o território nacional.
Populações em Maior Risco
O foco principal desta intervenção será nas populações mais vulneráveis, incentivando os cuidados ambulatórios e promovendo a desinstitucionalização.
“Com esta medida, a ULSAM espera contribuir para uma maior justiça social na área da saúde, assegurando que todos os cidadãos, independentemente da sua localização geográfica, tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade”, destaca ainda este entidade.
A ULSAM reafirma assim o compromisso em melhorar “continuamente” os serviços prestados aos seus utentes, reforçando “a proximidade e a sustentabilidade na prestação de cuidados de saúde primários”.